terça-feira, 23 de julho de 2013

A Saideira!!

GRUPO ANALISADO - LOS ARQUIVISTAS
Tema: Gestão de acervo fotográfico pessoal.
Ótica abordada: A importância da organização do acervo para que este possa valor, mesmo sendo um pessoal ou pequeno.
Destaques do grupo: Tema importante, pois todo ser humano na face da terra possui algum tipo de acervo fotográfico e muitas das vezes não sabe como lidar com este de maneira a preservar a existência deste. Para tanto levaram como exemplo prático as fotos pessoais dos componentes do grupo e mostraram como se deve proceder o processo de armazenamento (união da teoria e da prática).
Ponto de melhora: faltou um pequeno manual com a explanação das práticas abordadas durante a apresentação e outras soluções possíveis para se lidar com acervo fotográfico pessoal.

GRUPO ANALISADO – SAARQ
Tema: Documentos sobre OVNI'S que estão no acervo do Arquivo Nacional (disponível para consulta).
Ótica abordada: não consegui ver com clareza qual seria a correlação do que foi apresentado e a disciplina ou proposta das oficinas
Destaques do grupo: primeiramente gostei da decoração ficou legal bem chamativa e de interesse de pessoas que são da área ou não, outro ponto legal da apresentação foi o debate da perspectiva de abordar o custo benefício relativo à disponibilização desse acervo pela instituição do Arquivo Nacional, levantando uma importante visão, que muitas vezes é desconsiderada, que seria o custo benefício.

Ponto de melhora: Não teve análise diplomática dos documentos apresentados, assim como, propiciaram um debate muito focado no custo benefício do arquivo mantido pelo poder público (deixou de abordar outros aspectos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário